A Provedoria da Justiça deu razão às diversas queixas enviadas pelas famílias de crianças deficientes face à exclusão de acesso à bonificação por deficiência. Essa decisão dá razão àqueles que protestaram por terem sido excluídos desta prestação social de forma ilegal.
Perante a ampliação dos cortes em prestações sociais de apoio às pessoas com deficiência, de que são exemplos os cortes nos subsídios de educação especial, o único caminho viável é o protesto e a luta das pessoas deficientes e suas famílias.
Nesse sentido, a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) saúda todos aqueles que não se resignam e reclamam os seus direitos. Vale a pena lutar e, por isso, apelamos às pessoas deficientes e às suas famílias para que não desistam perante uma politica que propagandeando o direito à inclusão semeia todos os dias a exclusão e ataca o direito das pessoas com deficiência a terem e exercerem os seus direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa.
A CNOD que integra 35 organizações de Pessoas com Deficiência englobando todos os tipos de deficiência (mental, motora, sensorial e orgânica) continuará a bater-se pela concretização de políticas que rompam as barreiras da exclusão e garantam o apoio aos deficientes e às suas famílias.
Secretariado da Direcção Executiva da CNOD.