30º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência

A CNOD irá realizar no dia 31 de Outubro, no Auditório da TECMAIA, na Maia, o 30º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência. Sob o lema «Luta! Pela tua inclusão!», pretendemos dar um impulso à luta pela Inclusão Plena, num momento em que as dificuldades se agravam com o aumento imparável do custo de vida, com ataques e tentativas de retrocessos a direitos sociais conquistados e a negação de elementos fundamentais da vida como a habitação, saúde e educação, atingindo em especial as Pessoas com Deficiência.

São esperados cerca de trezentos participantes, de vários pontos do país, representantes das diversas organizações das Pessoas com Deficiência, pessoas com deficiência e suas famílias que serão o testemunho vivo da realidade das pessoas com deficiência e que trazem à discussão contributos essenciais sobre as principais preocupações destes cidadãos, que abrangem temas variados como os apoios sociais e o acesso aos direitos, o emprego, a saúde e a educação.

Todos os anos a CNOD realiza este encontro, em vários pontos do país tentando chegar a todas as pessoas com deficiência, porque considera que este encontro é imprescindível como momento de análise da realidade que afecta estas pessoas, mas também para o contacto entre as organizações que trabalham nesta área, permitindo a partilha e troca de experiências, melhorando o trabalho desempenhado por todos na luta pela concretização dos direitos das pessoas com deficiência na vida.

Neste Encontro, que conta com o apoio do Programa de Apoio a Projectos do Instituto para os Direitos das Pessoas com Deficiência, I.P., desejamos que todos saiam de lá reforçados e com ânimo para exigir total inclusão nas mais variadas esferas da vida das Pessoas com Deficiência, o que não é mais do que aquilo a que o Estado Português está vinculado a cumprir como está plasmado na Constituição da República Portuguesa e na Convenção da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

A CNOD – Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência – representa 42 associações com milhares de filiados. Engloba todos os tipos de deficiência: intelectual, motora, sensorial e orgânica. É a representante de Portugal no Fórum Europeu de Deficiência e é membro do Conselho Económico e Social e da Comissão para as Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência.

 

30º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência

Skip to content