Neste dia festejamos a Criança!
As crianças, com seus sonhos e ilusões, são e serão sempre a nossa esperança no futuro. É preciso garantir que todas as crianças tenham condições de sonhar e de seguir a sua vida com o máximo de condições possíveis para que concretizem os seus desejos.
Em 1989 a ONU adoptou a Convenção sobre os Direitos das Crianças, que foi ratificada por Portugal em 1990, contudo, assistimos ainda em vários países a constantes desrespeitos, sendo as crianças as principais vítimas das guerras, das crises, da pobreza.
a elas que, quando um país é destruído pela guerra, quando não se garante a educação e o acesso às necessidades mais básicas, se rouba o futuro.
Nesta convenção, no artigo 23, estabelecem-se também os direitos das crianças com deficiência.
Direito a uma vida plena e decente em condições que garantam a sua dignidade, favoreçam a sua autonomia e facilitem a sua participação activa na vida da comunidade.
Um efectivo acesso à educação, à formação, aos cuidados de saúde, à reabilitação e à preparação para o emprego.
O direito à cultura e ao desporto enquanto espectador e criador.
É por isto que lutamos todos os dias e que neste dia assinalamos as conquistas alcançadas e relembramos tudo o que ainda falta fazer para assegurar a cada criança um futuro risonho, com a certeza de que os seus direitos serão cumpridos.
Lisboa, 01 de Junho de 2017