23º Encontro Nacional de Deficientes

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) marcou o 23º Encontro Nacional de Deficientes para 17 de Outubro no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Sob o lema “Unir, Refletir e lutar por uma Sociedade mais Justa e Inclusiva”, a direcção da CNOD lançou o repto para que todos as pessoas deficientes participem.

Esta estrutura que representa 38 associações que englobam todos os tipos de deficiência vai promover, uma vez mais, um espaço de reflexão, debate e luta pela superação das barreiras que alimentam a desigualdade. São esperadas centenas de pessoas com deficiência vindas de todo o país que vão estar reunidas para abordar a realidade particular que vivem e que é hoje agravada pelas políticas que afectam a maioria dos portugueses, particularmente aqueles que estão mais vulneráveis.

Temas como o emprego, a saúde, a educação e as acessibilidades vão ser objecto de discussão. Também serão apresentadas as conclusões do projecto “Cultura e Desporto para a Cidadania Plena” desenvolvido pela CNOD durante este ano. No fim da tarde, os participantes no Encontro vão desfilar pelas ruas de Leiria numa acção de sensibilização e de denúncia das condições cada vez mais difíceis nas que vivem centenas de milhares de pessoas com deficiência no nosso país.

Com as sucessivas notícias sobre o descalabro que representou a abertura do ano lectivo para milhares de alunos e também para as pessoas com necessidades educativas especiais, o debate assume ainda mais urgência e actualidade.

 

PROGRAMA

 

09:30 – Recepção

10:00 – Sessão de Abertura

10:30 – Apresentação dos principais temas

10:45 – Espaço de debate

11:30 – Pausa para Café

11:45 – Regresso ao Debate

13:00 – ALMOÇO

14:30 – Momento Cultural

15:30 – Apresentação de Conclusões

16:30 – Acção de Sensibilização da População com Desfile pela ruas de Leira

23º Encontro Nacional de Deficientes

Skip to content