8 de Março – Dia Internacional da Mulher

A Confederação Nacional de Organismos de Deficientes – CNOD, saúda o Dia Internacional da Mulher, destacando o papel das Mulheres na construção de uma sociedade mais justa e equitária. Concretamente, nas organizações das pessoas com deficiência, a CNOD evidencia a intervenção determinante que estas Mulheres têm tido, na defesa dos seus direitos enquanto mulheres com deficiência, contribuindo para a aproximação a uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

A CNOD saúda todas as Mulheres portuguesas nesta jornada de afirmação dos seus direitos, celebrando as conquistas e relembrando o caminho que ainda há por percorrer.

É de salientar a maior desvantagem a que continuam a estar sujeitas as mulheres com deficiência, alvo de uma dupla discriminação e preconceito. Encontram-se mais vulneráveis a situações de desemprego ou trabalho precário, a rendimentos inferiores e estão ainda sujeitas a uma menor autonomia na vida pessoal e social.

Neste dia, que é um dia de encontro, de festa e de luta, a CNOD exorta a necessidade de, de uma vez por todas, mudar as mentalidades alterando políticas e assim vencermos as desigualdades, discriminações e todas as formas de opressão e exploração.
Para todos afirmamos igualdade de oportunidades, igualdade de direitos!

Assim, na celebração de mais um Dia Internacional da Mulher, a CNOD coloca-se ao lado de todas as Mulheres, em particular das Mulheres com deficiência, e apela à participação na Manifestação de 11 de Março, onde estaremos presentes!

Viva o Dia Internacional da Mulher!

Lisboa, 8 de Março de 2017

 

O Secretariado da Direcção Executiva da CNOD

 

 


 

 

INCLUSÃO, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Skip to content