CNOD no desfile do 25 de Abril
A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes vai participar no desfile comemorativo dos 41 anos da Revolução de Abril. Com concentração marcada para as 15 horas, no Marquês de Pombal, em frente à Rua Braamcamp, as pessoas com deficiência vão, uma vez mais, recordar as mulheres e os homens que conquistaram direitos fundamentais que, mais do que nunca, importa defender.
Ao longo das últimas décadas, as organizações têm sido levadas a superar barreiras, impostas pelas instituições, que têm, em muitos casos, graves consequências para a vida de milhares de deficientes e das suas famílias. Esta realidade não é alheia a um processo histórico que tem procurado retirar aos portugueses importantes conquistas impostas pelo povo durante a revolução espoletada em Abril de 1974. O ataque aos direitos da população é também um ataque a todos os deficientes.
A revolução de Abril é a prova de que os direitos não são esmolas. Eles não se pedem, conquistam-se através da luta. Gerações e gerações de mulheres e homens deficientes empenharam o seu esforço e sacrifício não só pela derrota do fascismo e pela democratização do país mas também pelos direitos de todos os que temos algum tipo de deficiência.
Por isso apelamos à participação de todos nas comemorações desta data tão relevante para a defesa dos nossos direitos!
Lisboa, 24 de Abril de 2015