CNOD organiza, na próxima quinta-feira, 17 de março, entre as 10h e as 13h, na Casa da Cerca, em Almada, o Fórum «Eu sou, eu faço» sobre a prática cultural e desportiva entre as pessoas com deficiência.
Para encerrar a campanha em defesa da cultura e do desporto para as pessoas com deficiência “Eu sou, eu faço” que se desenrolou ao longo de 2015 nas regiões de Lisboa e Setúbal, a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) promove um fórum com dezenas de dirigentes, activistas e técnicos de diferentes organizações. O programa do fórum será constituído por uma breve apresentação dos resultados da campanha e por um painel de testemunhos de diferentes experiências ligados à prática cultural e desportiva por pessoas com deficiência, reflectindo sobre as suas vantagens e obstáculos.
Um dos objectivos da campanha “Eu sou, eu faço” era que as pessoas com deficiência fossem protagonistas das dezenas de iniciativas que envolveram demonstrações variadas de prática desportiva e cultural. A campanha centrou-se, ainda, no contacto com as populações cuja sensibilização representou outra das metas traçadas pelos responsáveis da campanha.
A CNOD é uma estrutura que representa 38 organizações de pessoas com diversos tipos de deficiência e que faz parte do Fórum Europeu da Deficiência e do Conselho Económico e Social e que tem lutado, em conjunto com dezenas de associações, para defender que a sociedade e os poderes públicos devem garantir o exercício do direito à cultura e ao desporto a todos os cidadãos, incluindo os portugueses com deficiência.
9h30 – Acolhimento
10h00 – Andreia Egas e Pedro Penilo, técnicos do projecto “Eu sou, eu faço”, CNOD
10h15 – Sofia Berger e Paula Chaves, LABOR (Lisboa)
10h30 – Baltazar Grilo, director pedagógico
10h45 – Alice Inácio, atleta
11h00 – Ana Teresa Fernandes, psicóloga
11h15 – Pausa
11h30 – David Varela, Vem Vencer (Barreiro)
11h45 – Luís Isidorinho, APCAS (Almada/Seixal)
12h00 – Maria de Lurdes Afonso, APD (Amadora)
12h15 – José Reis, AMORAMA (Amadora)
12h30 – Andreia Egas e Pedro Penilo, técnicos do projecto “Eu sou, eu faço”, CNOD
12h45 – Jorge Silva, dirigente da CNOD – encerramento
Andreia Egas: 936954070
Pedro Penilo: 967564050