Dia Internacional da Mulher 2023

Mil Razões para Lutar!

Os Direitos das Mulheres com Deficiência Não Podem Esperar

 

A CNOD saúda as mulheres neste dia de festa e de luta pela emancipação das mulheres contra todas as formas de opressão e exploração, pela melhoria das condições de vida e de trabalho, contra as desigualdades e discriminações.

 

Neste dia queremos saudar, de forma particular, as mulheres dirigentes, sócias e trabalhadoras do movimento associativo de pessoas com deficiência, pela sua acção na luta pela concretização dos direitos das pessoas com deficiência.

 

As pessoas com deficiência, e particularmente as mulheres, são muitas vezes arredadas da sociedade e que, pelos diversos problemas que enfrentam, se tornam invisíveis e são remetidas para um isolamento forçado ou um silenciamento, não lhes permitindo assim uma participação social em igualdade na vida comunitária.

 

Lutamos para que as discriminações e violências para com as mulheres com deficiência tenham fim, mas continuamos a constatar que são as mulheres com deficiência as mais vulneráveis a todo o tipo de violência, a coação psicológica e social. São elas que continuam a ser mais atingidas pelo desemprego, pela precariedade, pelo trabalho sem direitos, pela duplicação de tarefas, pelo assédio moral e sexual e por todo o tipo de discriminações.

 

Neste dia a CNOD exorta as mulheres com deficiência a juntarem-se à luta! Continuemos todos os esforços para mudar as mentalidades, exigindo alterações de políticas e assim vencermos as desigualdades e discriminações.

 

Nesta celebração do Dia Internacional da Mulher, a CNOD coloca-se ao lado de todas as Mulheres, em particular das Mulheres com deficiência, e apela à participação no dia 11 de Março, na Manifestação Nacional de Mulheres, convocada pelo MDM para Lisboa, onde estaremos presentes!

 

Viva o Dia Internacional da Mulher!

 

Lisboa, 08 de Março de 2023

A Direcção Executiva da CNOD

Dia Internacional da Mulher 2023

Skip to content